2012/01/22

9 carros que você devia admirar

Paixões são aquelas coisas inexplicáveis. Não adianta tentar, não encontrará um motivo racional sequer; e se encontra, sinto muito mas não é paixão. Se para você carros vão além do meio de transporte, deve (ou devia) conhecer alguns, senão todos os modelos dessa singela lista que preparo.



1- Fiat SB4 Eldridge, "Mefistofele"



A primeira metade do século XX foi repleto de máquinas insanas. A única meta era a velocidade, sempre mais e mais. Tudo bem, muita coisa não mudou, talvez só a velocidade: atualmente 400km/h é o número a ser batido. Mas imagine, no tempo que dava pra ouvir o pino batendo, o comando de válvulas era visível e a partida era na manivela (hoje nem chave alguns têm)? Passar dos 200km/h já era quase ir ao céu, ou ao inferno. O rubro da ilustração demonstra bem: em 1923, o "Mefistofele" (o apelido veio bem a calhar) foi construído com o objetivo de bater recordes de velocidade. E olha, conseguiu: bateu os inimagináveis 234,97km/h (lembrando: em 1923). Parte disso graças ao seu motor de 12 cilindros em linha e 21706cm³ de deslocamento. Não está errado, e vou traduzir: na linguagem de hoje, tinha um motor 21.7 L. Um devorador de asfalto. E também conhecido como o último Fiat impressionante e duradouro.

2- Mercedes-Benz W25K, "Avus"


 Preparado construido pela alemã para correr na pista de Avus, na Alemanha. Dirigir um desses no limite era quase assinar um atestado de insanidade. Sair vivo, uma vitória. Era empurrado por um motor de 12 cilindros em V com 4.7 L de deslocamento e potência de (até hoje, impressionantes) 756hp/766cv, em 1937. Junte isso a uma dirigibilidade quase nula (a pista de Avus era constituída de retas, partes de uma Autobahn, e curvas inclinadas, onde não precisava ser um às da guiabilidade) e a segurança que sequer engatinhava. Sim, alguns loucos saíram vivos dessas flechas prateadas. Era o terror das criancinhas.

3- Volkswagen, "Sedan", "Beetle", "Carocha", "Besouro", "Fusca"...



Não presisava escrever, mas como estou aqui para isso... Um carro pensado na década de 30, pensado para transportar dois adultos e duas crianças e refrigerado a ar, para a água do arrefecimento não congelar no inverno rigoroso alemão. Simples, mas funcionou e vendeu por mais de 70 (por extenso, setenta) anos, tornou-se (e ainda é) o carro mais vendido de todos os tempos sem sofrer alterações de projeto e ainda deixou descendência, seja direta (sabem qual a base da Kombi?) ou indireta (New Beetle e sua 2ª geração, simplesmente Beetle).

4- Porsche 911



Evoluir sem perder a identidade. Receitinha que é amada por muitos, odiada por poucos e usada na Porsche com seu modelo de maior sucesso. Basta botar à sua frente qualquer geração desse mito que vai das pistas até ralis (sim, já foi e pasme: ganhou) e você dira: "é um 911".

5- Land Rover Defender



O sobrenome dele é valentia, é quase um blindado. É, até hoje, um dos veículos oficiais do Exército Brasileiro, não muda sua estrutura básica há uns bons anos (desde 1948, leia-se) e mesmo assim vende, e como. Pudera, seu encontro com uma parede só pode resultar em duas coisas: ou ele sobe a parede ou a parede desce...

6- Gurgel Itaipu


Em tempos de crise do petróleo, motores encolheram, pesquisas foram feitas, alternativas procuradas. No Brasil, tivemos entre os anos 70 e 80 o boom do programa ProÁlcool, utilizado no lugar da gasolina. Enquanto isso, o saudoso engenheiro e empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel desenvolveu o Itaipu, este trapézio acima. Foi o primeiro automóvel elétrico produzido na América Latina, em 1974. Com seu motor de 4,2cv não passava de 50km/h e percorria no máximo 80km com uma carga. Nada impressionante, mas audacioso.

7- Bugatti EB 16.4 Veyron




1001. 407. 15. 12. Vou explicar esses números: essa máquina de impressionantes 1001cv chega a 407km/h. Mais: te deixa sem pneus em 15 minutos, se utilizado no extremo. Preocupou-se? Não devia: a goela dele seca em 12 minutos, nessas condições. Isso a versão normal, a versão "SS" chega aos 437,16km/h. E te leva a isso com todo o requinte possível. O Veyron não é um superesportivo (apenas), é um carro de luxo. E o mais caro do mundo.

8- Ferrari Four, "FF"




Leve sua família para passear a mais de 300km/h. Mas se antes não cabia a turma toda no carro, seu problema acabou. A Ferrari Four, ou simplesmente FF, Leva 4 adultos e toda a sua bagagem com muita adrenalina. Para muitos, uma dupla blasfêmia: uma Ferrari que não é exatamente um cupê (sim, pende mais a uma perua, mais especificamente uma shooting break) e com tração integral (tradicionalmente, com tração traseira). Olha, eu adoraria ir ao lado negro da força dos cavalinhos rampantes.


9- Benz Patent-Motorwagen

 
Karl Benz provavelmente estava cheio de ver cavalos puxando carroça. Mais ainda de ver traseiros queimados carroças adaptadas para ser movidas a vapor. Resolveu projetar um automóvel em sua essência. Eis que em 1885 ficou pronto o Motorwagen nº1, patenteado e apresentado ao público em 1886. Surgiu o nº 2 e tão logo o nº 3, que foi um marco: Bertha Benz (sim, esposa de Karl) decidiu fazer marketing de um automóvel da melhor maneira possível: andando com ele. Viajou um total de 194km ao ir visitar a sua mãe, levando ainda os filhos do casal. Nisso, acabou transformando uma farmácia (onde comprou benzina) em posto de abastecimento, criou as lonas de freio e limpou o carburador com um alfinete do chapéu (sim, a primeira mexânica da história). Não é o mais potente do mundo, com o ápice dos 2hp do seu motor de quatro tempos e 954cm³, com apenas um cilindro, mas foi o começo de tudo. E pelo sobrenome você deve ter percebido o legado que Benz deixou.



Domingo que vem tem mais uma lista dos 9 mais, até!



(Sugestões são bem-vindas)


(Imagens: Net Car Show e muito Google Images)

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